EST divulga jogos em comemoração ao Dia da Matemática
Nesta quinta-feira (06/05) é comemorado o Dia da Matemática, data em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
Para celebrar a data, prestamos uma homenagem aos nossos professores, grandes matemáticos, que contribuem na formação dos nossos alunos: Bianca, Diana, Damares, Juliana e Rebeca, no Fundamental I; Rebeca, João Tavares, Cláudio José e Luiz Felipe, no Fundamental II; Cláudio José e Dutra Ferreira, no Ensino Médio.
Com eles, nossos alunos tiveram grandes resultados nas principais olimpíadas de matemática do Brasil: OBMEP, Matific e Canguru.
Para completar o dia de homenagens, divulgamos quatro jogos matemáticos bem conhecidos e que ajudam no desenvolvimento do aprendizado da matemática. Uma forma fácil e didática na criação de contextos significativos de ensino. Confira:
JOGO DA VELHA
OBJETIVO: Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal.
MATERIAL: PAPEL, CANETA, CAIXA (material variado).
COMO JOGAR: Um jogador joga com o círculo ( O ) e outro com os xis ( X). Cada jogador, na sua vez, desenha (ou coloca a peça ), numa lacuna que esteja vazia. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Jogo para estimular o raciocínio rápido, estratégia de jogabilidade, paciência, lidar com a frustração, atenção e concentração. Também trabalha conceitos matemáticos de linhas horizontal, vertical e transversal; classificação e quantidades.
TORRE DE HANÓI
OBJETIVO: Transpor os discos de uma torre à outra.
MATERIAL: Torres com discos.
COMO JOGAR: O jogo consiste em passar todos os discos da torre 1 para a torre 3, transportando apenas 1 disco de cada vez sem nunca colocar um disco maior em cima de um menor.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver habilidades como a atenção e concentração.
PICARIA
OBJETIVO: Colocar três peças em linha reta.
MATERIAL: Tabuleiro (feito do material que você dispuser) e 6 peças(marcadores,3 de cada cor).
OBJETIVO: Colocar três peças em linha reta.
REGRAS:
Os jogadores, um de cada vez, colocaram uma peça de cada vez sobre um ponto livre do tabuleiro.
Quando todas as peças já forem colocadas, um jogador de cada vez mexe uma peça por qualquer linha até a casa vazia mais perto. Não se pode pular uma peça.
Cada jogador tenha de fazer uma linha com as suas três peças. Pode ser feita na vertical, horizontal ou na diagonal.
O vencedor é o primeiro jogador a colocar as três peças alinhadas, se nenhum jogador conseguir alinhas as peças, a partida termina empatada.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
DOMINÓ DAS 4 CORES
SENDO: 6 imagens dessas (2 – Azuis, 2- Verde e 2-Vermelhas).
SENDO: 6 imagens dessas (2 – Azuis, 2- Verde e 2-Amarelas).
SENDO: 6 imagens dessas (3 – Azuis, 1- Vermelha e 2-Amarelas).
OBJETIVO: Compor um quadrado usando as peças de modo que as cores iguais não sejam vizinhos, nem mesmo nos cantos.
MATERIAL: 18 peças
OBJETIVO: O desafio é compor um quadrado usando as peças de modo que as cores iguais não sejam vizinhos, nem mesmo nos cantos.
REGRAS:
1. Para jogar individualmente, deve-se formar um quadrado usando todas as peças, sem que se toquem, nem mesmo nos cantos.
2. Para se jogar em dupla, podem-se adotar dois procedimentos:
a) Cada jogador à sua vez, escolhe uma peça e a coloca sobre a base quadrada (não precisa ser adjacente à última colocada). Perde o jogo aquele que não conseguir, à sua vez, colocar uma peça dentro da área do quadrado, de acordo com as regras.
b) Cada jogador escolhe nove peças antes do início da partida. À sua vez, só poderá colocar uma dentre as peças já selecionadas. O jogo prossegue até que os jogadores não possam mais colocar peças para formar o quadrado. Ganha quem ficar com menos peças ao final da partida.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar possíveis estratégias para resolver problemas.