EST participa de seminário sobre Novo Ensino Médio para aperfeiçoar didática
Durante o recesso do corpo pedagógico, a Escola Santa Terezinha está focada em aprimorar o ensino cada vez mais. Nesta quinta-feira (14/07), o EST marcou presença no Seminário “Novo Ensino Médio – conectando projetos de vida”, promovido pelo Instituto de Inovação e Governança (Índigo), no Recife. Bruno Batista, coordenador do Ensino Médio, representou o EST no evento, que foi organizado pelo ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães, e da diretora do Instituto Sonho Grande, Ludmila Serpa.
Os desafios da implementação do modelo do Novo Ensino Médio em todo o país, os impactos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os resultados do modelo pernambucano de escolas em tempo integral em expansão no país foram os temas do seminário.
“O evento teve uma abordagem bem dialógica com o que o Novo Ensino Médio tem para ofertar e quais serão os próximos desafios do ensino médio. Um novo currículo, uma nova proposta e resultados exitosos são questões que esperamos”, destacou Bruno.
Com a realização de palestras, o seminário reuniu operadores de educação, gestores públicos, diretores de escolas públicas e particulares, secretários municipais, integrantes de conselhos municipais e regionais de educação.
Mudanças
Com o novo modelo já valendo a partir deste ano, as disciplinas passaram a ser áreas do conhecimento, mesma divisão do Enem. As áreas abordam todas as matérias trabalhadas atualmente em sala de aula. Os estudantes, obrigatoriamente, têm na grade curricular todas as áreas do conhecimento ao longo do Ensino Médio, mas em algum dos anos podem acabar não estudando todas elas. De todas as disciplinas, apenas Matemática e Língua Portuguesa são obrigatórias em todos os três anos do itinerário.
As quatro áreas do conhecimento, análogas à estrutura do que é hoje o Enem, são as seguintes:
- Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física);
- Matemática e suas Tecnologias (Matemática);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).